Esse é o diagrama de transcrição melódica e textual que serve de base para a análise que se segue. Ele foi desenvolvido por Luis Tatit e permite visualizar o desenvolvimento melódico da canção sem a necessidade de saber ler partitura, além de permitir o acompanhamento também da letra.
1.
1→ Pau que nasce___________Nunca se endi-
2 ______________ torto________________
3_ ____________________________________reita
4___________________________________
5___________________________________
6___________________________________
7___________________________________
8___________________________________
2.
1_____________________________________pega na ca
2____________________________________________
3 Menina_______________________________________ -beça
4 _______ que____ que-___________ que____________
5 ___________ re-______________________________
6__________________bra____ mãe________________
7____________________________________________
8____________________________________________
3.
1________________________________Vai
2___________________________________
3 →Domingo_____e-_____________________ Vai
4__________________la_______vai________
5 _____________________ não____________
6____________________________________
7____________________________________
8____________________________________
4.
1________________________________Vai _____ Vai
2_____________________________________
3 Domingo____ e- ________________________Vai
4 ______________ la ________vai__________
5 __________________ não _______________
6 ___________________________ não_______
7_____________________________________
8_____________________________________
5.
1 →Tudo que é per- _________________ pega pelo____
2 _________________ feito a gente _______________
3 __________________________________________ braço
4__________________________________________
5__________________________________________
6__________________________________________
7__________________________________________
8__________________________________________
6.
1________________________________________________
2________________________________________________
3______________________________________________bai-
4_______________ meio mete em_________ mete em______
5 → joga lá no________________________________________xo
6 ________________________________________________
7_________________________________________________
8______________________________cima________________
6a
1______________________________________________
2______________________________________________
3 ___________________________________________ta-_
4 ________________ meses voce___________ resul-______
5 Depois de nove____________________________________do
6 ______________________________________________
7______________________________________________
8 ____________________________vê__ o_____________
7.
1_______________________________________________
2_______________________________________________
3_____________________________________________da-
4________________samba arreben-________no pe-________
5 → Esse é o gera____________________________________-ço
6_______________________________________________
7_______________________________________________
8____________________________tando_______________
8.
1________________________________________________
2________________________________________________
3___________________________________________bai-__
4____________meio mete em__________mete em_______
5 joga lá no_______________________________________xo
6________________________________________________
7________________________________________________
8__________________________cima___________________
Refrão
1 → Se gu ra o__________amarra o________
2____________tchan___________________
3______________________________tchan
4___________________________________
5___________________________________
6___________________________________
7___________________________________
8___________________________________
1 Segura o__________________tchan__tchan___
2__________tchan____tchan________________
3_______________________________________tchan
4_______________________________________
5_______________________________________
6_______________________________________
7_______________________________________
8_______________________________________
É vedado pela Lei de Propiedade Intelectual o uso comercial dos arquivos contidos neste site, sendo seu uso limitado apenas à apreciação, não visando lucro direto ou indireto. Compre o original. Todos os links de materias encontrados aqui para realizar upload, estão arquivados na propria internet. E nem sei quem foram os criadores dos arquivos, eu apenas indico o caminho... se alguém se sentir prejudicado por alguma postagem entre em contato que nós a retiraremos do ar... bla bla bla
sábado, 26 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante, a análise. De fato é preciso combater certo ponto de vista esquerdóide que vê nas gravações de Tereza Cristina e Mônica Salmaso manifestações "autênticas" e chama de "degradação" ou "barbárie" músicas como "segure o Tchan". Você já tinha escrito sobre isso e agora o provou de modo analítico. A polêmica que a análise levanta denuncia o quanto o argumento esquerdóide de que falei vem carregado de preconceito elitista. Enfim, concordo em quase tudo. Minha crítica é que às vezes você compara a situação atual com situações anteriores, dizendo que o funk é rechaçado hoje "do mesmo modo" que o samba do morro era na década de 30. Nesse ponto acho que você se equivoca pois, salvo engano (não é finta, realmente posso estar equivocado), assume uma postura "tropicalista" tardia. Quer dizer, se a utopia sexual evocada por "É o tchan" é muito mais autêntica e popular do que os trinados esterelizados de mônica Salmaso (embora ela não use trinados, você entende o que quero dizer), essa apropriação mercadológica é muito mais terrível no segundo caso, não concorda? A não ser que a proposta seja resgatar utopias desse tipo. Se o caso for esse, mesmo achando que se trata de um projeto fadado ao fracasso, não quero perder a festa de jeito nenhum! Agora, caso não seja, vale a polêmica, de qualquer modo. Aliás, a música de massa americana também não resgata modos de composição populares? Não quero ofender o autor do texto com essas observações, pois são quetões que realmente me inquietam e para as quais não tenho reposta pronta.
ResponderExcluir