quarta-feira, 2 de maio de 2007

Candeia - discografia

Dando uma olhada por aqui eu pensei CREDO! Desse jeito vão pensar que nóis nem gosta de samba, ou não acha uma coisa importante, ou acha um som menor, essas coisa que a elite mpbzistica pensa. Pra corrigir esse deslize, vou colocar pelo menos dois macumbeiros e um branco bem chegado... Começo com o grande mestre Candeia... parece mentira, mas o cara era policial, e dos ruins - desses de dar porrada na galera do morro onde foi criado - pelo menos é o que dizem. E ao mesmo tempo, suas letras de temática social são excelentes, seu trabalho com o candomblé é maravilhoso, do naipe da tia Clementina e da divina Clara, e suas músicas estão entre as mais lindas melodias do samba, e suas gravações costumam manter uma batucada federal que é foda de se segurar. Pintura sem arte é uma obra prima de composição, relembrando os sambas de antigamente, quando não se tinha certeza ainda do que seria o samba... e além disso, o cara gravou um dos maiores discos de Samba de todos os tempos, que é o AXÉ!. Minha dica é que começem o download por ele porque esse rapidshare é um saco... Bom proveito





Antônio Candeia Filho, 17/8/35 - 16/11/78. Filho de sambista, o menino Candeia até poderia guardar mágoa do samba. Em seus aniversários, ele contava com certa tristeza, não havia bolo, velinha, essas coisas de criança. A festa era mesmo com feijoada, limão e muito partido-alto. No Natal, a situação se repetia.



Seu pai, tipógrafo e flautista, foi, segundo alguns, o criador das Comissões de Frente das escolas de samba. Passava os domingos cantando com os amigos debaixo das amendoeiras do bairro de Oswaldo Cruz. Assim, nascido em casa de bamba, o garoto já freqüentava as rodas onde conheceria Zé com Fome, Luperce Miranda, Claudionor Cruz e outros.



Com o tempo, aprendeu violão e cavaquinho, começou a jogar capoeira e a freqüentar terreiros de candomblé. Estava se forjando ali o líder que mais tarde seria um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira. Arte negra era com ele mesmo.Compôs em 1953 seu primeiro enredo, Seis Datas Magnas, com Altair Prego: foi quando a Portela realizou a façanha inédita de obter nota máxima em todos os quesitos do desfile (total 400 pontos).No início dos anos 60, dirigiu o conjunto Mensageiros do Samba.



Em 61, entrou para a polícia. Tinha fama de truculento e suas atitudes começaram a causar ressentimentos entre seus antigos companheiros. Provavelmente, não imaginava que começava a se abrir caminho para a tragédia que mudaria sua vida. Diz-se que, ao esbofetear uma prostituta, ela rogou-lhe uma praga; na noite seguinte, ao sair atirando do carro num acidente de trânsito, levou um tiro na espinha que paralisou para sempre suas pernas.



Sua vida e sua obra se transformaram completamente. Em seus sambas, podemos assistir seu doloroso e sereno diálogo com a deficiência e com a morte pressentida: Pintura sem Arte, Peso dos Anos, Anjo Moreno e Eterna Paz são só alguns exemplos. Recolheu-se em sua casa; não recebia praticamente ninguém. Foi um custo para os amigos como Martinho da Vila e Bibi Ferreira trazerem-no de volta. De qualquer maneira, meu amor, eu canto, diria ele depois num dos versos que marcaram seu reencontro com a vida.



O couro voltou a comer nos pagodes do fundo de quintal de Candeia que comandava tudo de seu trono de rei, a cadeira que nunca mais abandonaria. No curto reinado que lhe restava, dono de uma personalidade rica e forte, Candeia foi líder carismático, afinado com as amarguras e aspirações de seu povo. Fiel à sua vocação de sambista, cantou sua luta em músicas como Dia de Graça e Minha Gente do Morro.



Coerente com seus ideais, em dezembro de 75 fundou a Escola de Samba Quilombo, que deveria carregar a bandeira do samba autêntico. O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo.No mesmo ano de 75, Candeia compunha seu impressionante Testamento de Partideiro, onde dizia: Quem rezar por mim que o faça sambando.Em 78, ano de sua morte, gravou Axé um dos mais importantes discos da história do Samba. Ainda viu publicado seu livro escrito juntamente com Isnard: Escola de Samba, Árvore que Perdeu a Raiz.

[fonte]www.samba-choro.com.br/artistas/candeia








3 comentários:

  1. show de bola a biografia de Candeia e musicas maravilhosas

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  2. Samba que este cara fazia, nem pensar, nunca haverá igual, a sintonia entre os instrumentos é coisa incondicional, "testamento de partideiro" ele deixou e a herança foi esta sintonia entre os instrumentos e voz que poucos, poucos grupos hoje possuem....

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