terça-feira, 1 de maio de 2007

Secos e Molhados


É difícil descrever e classificar o Secos e Molhados, mas poderíamos simplesmente dizer: foi conjunto musical brasileiro, criado pelo compositor João Ricardo, em 1971. Em 1972 por intermédio de uma amiga em comum, João Ricardo e Ney Matogrosso foram apresentados e assim, Ney assumiu os vocais da banda. Mais ou menos nesse mesmo período, o vizinho de João, Gerson Conrad, foi absorvido na banda. Por um lado, foi uma tentativa bem sucedida de criar um grupo de música folclórica. Por outro, uma tentativa de criar um grupo de rock, o que também foi bem sucedido.

Músicas do folclore português, como "O Vira", misturadas com a poesia de Cassiano Ricardo, João Apolinário, Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, entre outros, os Secos e Molhados tornaram-se um dos maiores fenômenos musicais do Brasil. E em apenas um ano e meio, o grupo saltou dos shows na apertada Casa de Badalação e Tédio, em São Paulo, para a fama nacional dos espetáculos em grandes ginásios, superando a marca de 1 milhão de discos vendidos. Em fevereiro de 1974, fazem um show no Maracanãzinho que bateu todos os índices de público jamais visto no Brasil.

Sem dúvida, o sucesso dessa banda estava ligada a três coisas: (i) a habilidade e criatividade dos integrantes, (ii) a presença performática de palco enriquecida pelas maquiagens e roupas nada tradicionais e por fim, (iii) Ney Matogrosso.





O fim da banda, eu diria, está vinculada a um fato: A forte presença do dono da banda (o João Ricardo fundou a banda sozinho[?]) e a forte presença de Ney Matogrosso (esse despensa apresentações(!). Não havia espaço para os dois no mesmo holoforte. Na semana em que saiu o segundo LP, o Secos e Molhados acabou.












Mas escutar não é suficiente... Pra entender Secos e Molhados, faz-se necessário assisti-los ao vivo.
Click aqui para acessar um vídeo dos Secos e Molhados ao vivo.

O choque de voz feminina e da figura masculina(?) deve ter incomodado muitas 'Tiazinhas' e 'Senhores' na época. Ney, Conrad e Ricardo sem camisa também. Ney Matogrosso rebolando no mínimo chamou atenção(!).

Amigos, ninguém nunca tocou no assunto, mas escutem "Sangue Latino"...Pode (e como!) ser interpretado como um Hino homosexual. Não?




Downloads - primeiro disco: Secos e Molhados-1973




- segundo disco: Secos e Molhados-1974


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário