terça-feira, 1 de maio de 2007

Origens do Blues - Parte 2















Sabe aquela guitarra-slide solando arrastado que é inevitável não imaginar uma cena de um homem deixado pela mulher, de gravata frouxa, bebendo todas no balcão de um bar qualquer?
Então, se não for Elmore James 'na função' da trilha desta imagem, aposto alto que o cara que estiver executando a guitarra teve sem dúvida a influência deste moço que foi uma das figuras chaves para a inserção da guitarra no Blues.

Nascido no Mississipi em 27/01/18, Elmore James tocou com nada menos que Robert Johnson e Sonny Boy Willianson em bares nos anos 30.Depois de servir na Marinha durante a II Guerra Guerra, recuperou o tempo perdido gravando para a Chess, em Chicago, desde 1951, dessa forma ajudando na eletrificação e urbanização do blues, originalmente rural e acústico. Morreu em Chicago em 24/05/1963, sem ter noção da influência que seu jeito de tocar guitarra causaria não só no Blues, mas também no Rock...Deixou pérolas como: "Dust My Broom" (obra de seu amigo R. Jonhson),"Baby please set a date", "Held my baby last night" (minha predileta), entre muitas outras...




















link para download: EJames_TheSky

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário