quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FUTEBOL: A marca brasileira.

Nosso veneno. Nosso remédio. Onde somos ao memos tempo gigantes e crianças. Sonho de grandeza (país do futuro) concretizado, e exposição mundial do fracasso (pela incapacidade de ser integralmente aquilo que no campo se promete\cumpre).
Genealogia da contribuição brasileira.
I) O drible.

O drible europeu clássico. Sempre pra frente, vetorial. Um instrumento a mais para objetivamente alcançar o gol. No caso do Cruyff, o mágico é que o óbvio sempre acontece, por mais que os marcadores saibam que ele vai, mais uma vez, tentar o óbvio. Corte e arrancada, enquanto tiver campo, ele vai correr. Até o gol.
O drible brasileiro clássico (ou mítico). A finta. Finge que vai e não vai. Corre pro gol. Ou não. Muda de idéia. Usa e abusa do outro, tornado mais um João. Humilha e depois dá tapinha nas costas. A arte da trapaça. Capoeira. Malandragem. De instrumento para chegar ao gol, o drible ganha sentido em si mesmo.
Copa de 58, estréia do Brasil contra a Rússia que, segundo se comentava na época, havia conseguido transpor para o campo de jogo de futebol as novas capacidades tecnológicas que haviam forjado o Sputinik. Os maiores 3 minutos da história do futebol, na narrativa de Rui Castro:
“Monsieur Gigue, gendarme nas horas vagas, ordena o começo da partida. Didi centra rápido para a direita: 15 segundos de jogo. Garrincha escora a bola com o peito do pé: 20 segundos. Kuznetzov parte sobre ele. Garrincha faz que vai para a esquerda, não vai, sai pela direita. Kuznetzov cai e fica sendo o primeiro joão da Copa do Mundo: 25 segundos. Garrincha dá outro drible em Kuznetzov: 27 segundos. Mais outro: 30 segundos. Outro. Todo o estádio levanta-se. Kuznetzov está sentado, espantado: 32 segundos. Garrincha parte para a linha de fundo. Kuznetzov arremete outra vez, agora ajudado por Voinov e Krijveski: 34 segundos. Garrincha faz assim com a perna. Puxa a bola pra cá, para lá e sai de novo pela direita. Os tres russos estão esparramados pela grama. Voinov com o assento empinado para o céu. O estádio estoura de riso: 38 segundos. Garrincha chuta violentamente, cruzado, sem ângulo. A bola explode no poste esquerdo da baliza de Yashin e sai pela linha de fundo: 40 segundos. A platéia delira. Garrincha volta para o meio do campo, sempre desengonçado. Agora é aplaudido.
A torcida fica de pé outra vez. Garrincha avança com a bola. João Kuznetzov cai novamente. Didi pede a bola: 45 segundos. Chuta de curva, com a parte de dentro do pé. A bola faz a volta ao lado de Igor Netto e cai nos pés de Pelé. Pelé da a Vavá: 48 segundos. Vava a Didi, a Garrincha, outra vez a Pelé, Pelé chuta, a bola bate no travessão e sobe: 55 segundos. O ritmo do time é alucinante. É a cadência de Garrincha. Yashin tem a camisa empapada de suor, como se jogasse a várias horas. A avalanche continua. Segundo após segundo, Garrincha dizima os russos. A histeria domina o estádio. E a explosão vem com o gol de Vavá, exatamente aos três minutos”.


Diz a lenda que essa cara, num desses jogos que viram lenda, já quase dentro da área, driblou um zagueiro, outro, mais um, o goleiro, e quando o gol estava livre ele voltou para driblar outro João.
Armando Nogueira:
"Garrincha pega a bola e pára; o marcador sabe que ele vai sair pela direira; seu Mané mostra mais uma vez que vai sair pela direita; a essa altura a convicção do marcador é granítica: ele vai sair pela direita; Garrincha parte e sai pela direita. Um murmúrio de espanto percorre o estádio: o esperado aconteceu, o antônimo do drible aconteceu".
Paulo Mendes Campos:
"às vezes o adversário retarda o mais possível a entrada em cima dele, na improvável esperança duma oportunidade melhor. Garrincha avança um pouco, o adversário recua. Que faz então? Tenta o marcador, oferecendo-lhe um pouco da bola, adiantando esta a um ponto suficiente para encher de cobiça o pobre João. João parte para a bola de acordo com o princípio de Nenê Prancha: como quem parte para um prato de comida. Seu Mané então sai pela direita."
Humilhação pública, prazer infantil, tipo Chaves, crueldade masoquista, beleza. Nossa cordial contribuição ao mundo da bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário