quarta-feira, 18 de junho de 2008

Vamos Falar de pagode III

AMPLIAÇÃO DE HORIZONTES E DISSOLUÇÃO


ART POPULAR

Utopia http://www.4shared.com/file/49963937/404a3f35/Art_Popular_-_Utopia.html?dirPwdVerified=5930c431,
Temporal http://www.4shared.com/file/41158198/6b14aa4d/10-Temporal_-_AudioTrack_10.html?s=1
Requebrabum http://www.4shared.com/file/41159556/9fac07ff/18-Requebrabum_-_AudioTrack_18.html?s=1
Vestida de Doida
http://www.4shared.com/file/49964053/837b5f9c/Art_Popular_-_Vestida_de_Doida.html?dirPwdVerified=5930c431

Paulista. Com certo exagero, ironia, e elevado grau de verdade, o pessoal do Art Popular pode ser considerado como os tropicalistas do pagode. Eles fizeram de tudo, experimentaram muitos estilos. Os caras fizeram uma leitura da cena musical de sua época e incorporam tudo, criando um estilo próprio que atirava para todos os lados. Acredito que alguns anos mais tarde, quando começar o inevitável movimento de busca pela sonoridade dos anos 90, o grupo será considerado um dos grandes da época. Mas é claro que ele passa longe das inovações dos anos 60, pois se sua obra atravessa muitos estilos com competência, é fato que pouco se vê de mistura. A base é a musica pop, que pode ser sertaneja, samba, pagode, melodia, samba rock, partido alto, pagode de mesa do tipo todo mundo cantando junto, musica flamenca, axé. Seu último trabalho com a formação original se chama sambapopbrasil. Isso é o art popular, desde o início. Sem dúvida muito se deve a certa ousadia e prepotência do líder do grupo, Leandro Lehart (que inclusive andou gravando com Max de Castro), devidamente ancorado por músicos bons e sem medo de arriscar e um dos melhores vocalistas do pagode, o Márcio Art. O fato é que essa dimensão camaleônica executada com competência torna o grupo dos mais interessantes da época. Também foi o principal responsável por uma onda de grupos horrorosos que misturavam pagode com outros estilos, como a melodia do Sampa Crew. Um exemplo de grupos desse tipo é Os Travessos. Para dar conta da polivalência do Art Popular, escolhi Utopia um pagode romântico do primeiro disco, que é praticamente sem efeitos de arranjos que não os de samba, e sem dúvida um dos melhores discos de pagode produzidos. Mesmo os adeptos e defensores do samba “raiz” concordam com o prognóstico. Depois um pagode romântico que se tornou clássico e marca do Art Popular, Temporal, que de tão exageradamente sofrida lembra o bolero. Na sequência duas viagens muito boas da banda, a mistura de flamenco com pagode em Vestida de Doida e um tipo de samba rock estilizado com toques de eletrônico, Requebrabum.
Adicionar legenda

MOLEJO

Caçamba http://www.4shared.com/file/11360965/1b1266d7/Molejo_-_caamba.html?s=1
Dança da Vassoura
http://www.4shared.com/file/50865327/e3c34296/Molejo_-_dana_da_vassoura__1_.html?s=1


Rio de Janeiro. O Molejo sempre foi mais um grupo de samba rock atirado ao balaio de gato da classificação pagode. Seus sucessos como Cilada, Caçamba, Clínica Geral, Brincadeira de Criança e Dança da Vassoura eram muito mais próximos da pegada swingada do samba rock do que do pagode romântico, o mesmo valendo para o estilo do grupo e a peculiaridade de seu vocalista. O Molejo traz para o pagode uma nova moda de músicas com danças coreografadas, que iria ser o mote do mercado no próximo gênero a ser vendido. Aliás, foi provavelmente no estilo baiano que o grupo buscou inspiração para seu som, e as gravadoras perceberam o movimento. O grupo Molejo já marca a passagem do pagode para o Axé. Nessa Dança da Vassoura se reconhece facilmente o andamento mais “duro” do Axé, assim como o samba rock em Caçamba.


NEGRITUDE JUNIOR

Cohab City\ Vem pra cá
http://www.4shared.com/file/50631691/921785d4/11_Cohab_City___Vem_Pra_C.html?s=1


São Paulo. O grupo liderado pelo mais carismático dos vocalistas também investiu no ecletismo, sem no entanto chegar no mesmo ponto que o Art Popular. Aproveitando-se dos metais, muito marcantes em suas composições, o Negritude aposta no pagode em conjunto com outros estilos de música negra, como o funk, soul,hip hop, ijexa, reggae. Nada muito radical evidentemente, e com predominância absoluta do estilo romântico pop mas com bons momentos. Talvez o mais interessante do grupo seja essas duas músicas que fizeram grande sucesso, e que são de fato muito boas. Outras merecem algum destaque, como Beijo geladinho, que também tem um swing contagiante. Gente da gente é interessante pelo contraste entre a postura alto astral do Negritude e a então radicalidade negativa de mano Brown e Tanajura malandramente mistura um tema muito conhecido de salsa com pagode. Mas o grupo tem também diversos sucessos românticos, inclusive com algumas outras misturas como o pagode e o soul em Parece Criança, e incontáveis pagodes mais tradicionais como Jeito de Seduzir.

KARAMETADE

Decisão http://www.4shared.com/file/22771387/c722be1e/karametade_-_decisao.html?s=1
Santos. Grupo mais tardio, do fim dos anos 90. Em primeiro lugar, detesto o grupo, mas acho interessante citar porque foi ele que abriu caminho para a onda atual do pagode universitário, feito por brancos de classe média e que hoje faz sucesso com grupos como Inimigos da Hp. E essa é a única música do grupo que consegue empolgar.




SOWETO

Momentos http://pagodesdomulek.blogspot.com/2008/01/soweto-refm-do-corao.html (só consegui o link pra baixar o disco todo)
Paulista.O Soweto começou a fazer sucesso um pouco mais tarde que os demais grupos. Não chegou apresentando nenhuma proposta nova (em um mercado que exige idéias frescas a cada segundo) mas representou em certo sentido uma maturidade no gênero. As composições, harmonias, melodias, o trabalho com as vozes, o canto fantástico de Belo, os arranjos simples mas de bom gosto levavam o pagode para uma dimensão mais suave, tranqüila e consciente, próximo do que em outra época fazia Emílio Santiago e que iria influenciar grupos como Exaltasamba. As composições enquanto conjunto pareciam mais amadurecidas (especialmente se comparados com os primórdios) e sem se afastar completamente do batuque como fazia o SPC. Estaria o pagode tomando lições com a MPB? Bem, ao menos com a parte mais popular desta, não resta dúvidas de que sim. Observe nessa música a inteligência dos arranjos, pop, com tecladinho vagabundo fazendo string, mas com cada coisa no seu lugar, sem ficar devendo em nada para mestres do pop nacional, como Fabio Junior. Depois disso, o pagode vai perdendo terreno e por fim desaparece, no segundo disco do Soweto, ainda mais bem elaborado. O grupo aparece em cena fora de hora, marcando o fim do gênero em seu auge.

Retorno ao batuque
Com o fim da moda do pagode romantico, este fica em segundo plano durante certo tempo, cedendo espaço para outros modismos, até que vimos ressurgir não o romantismo dos anos 90, mas aquele estilo mais antigo. Os discos ao vivo do Jorge Aragão batem recordes de venda, um disco ao vivo do Reinaldo de samba de mesa estoura nas rádios. E principalmente vemos o retorno triunfal de Zeca Pagodinho, em grande parte devido aos esforços do maestro Rildo Hora em revitalizar a forma dos arranjos do samba. Surgem novos artistas ligados ao mundo mais tradicional do samba (Dudu Nobre, Teresa Cristina), compositores da Velha Guarda gravam discos (Monarco, Nelson Sargento, Guilherme de Brito, Geraldo Filme, as velhas guarda de Mangueira, Portela e Império Serrano).



REVELAÇÃO

Grades do Coração
http://www.4shared.com/file/50222644/e397cb5e/Revelacao_-_Grades_do_Coracao.html?dirPwdVerified=5930c431

Samba de Arerê\ O simpáticohttp://www.4shared.com/file/37633105/e8361383/Grupo_Revelacao_-_ao_vivo_-_samba_de_arere_o_simpatico.html?s=1

Rio de Janeiro. Finalmente, depois de haver sendo colocado em segundo plano pela mídia durante a ditadura do pagode romântico, surge um grupo de pagode que pode ser visto como herdeiro do Fundo de Quintal, por fazer pagode ancorado no batuque em primeiro lugar. Com o fim daquela onda, os pagodeiros voltaram a fazer samba de mesa, trazendo a forma nova de volta ao batuque. Os pagodes do Revelação lembram mais Exaltasamba do que Almir Guineto, mas um exalta sem arranjos de cordas que escondem a percussão. De volta as origens o pagode não sumiu, mas vive um novo momento, quem sabe mais profícuo. Pra firmar e fechar com chave de ouro, primeiro um pagode romântico estilo Revelação, ou seja, com muito mais pegada, e em seguida uma batucada nervosa dos caras que tem uma cozinha fantástica (lembrando que é só pandeiro, rebolo e reco), pra mostrar do que os homens são capazes quando provocados.

Pois é assim, e pra poder criticar qualquer coisa, é preciso antes entender seu significado. O fato do pagode ser um gênero totalmente voltado para atender as demandas do mercado não significa ser ele homogêneo e sem distinções reveladoras. Evidentemente que a dissolução do gênero se deve ao movimento do mercado, mas é possível reproduzir esse movimento observando mais de perto esses grupos, agora já com o devido distanciamento. O fato de ser um estilo completamente comercial cria uma estrutura formal fragilizada que acaba por condicionar a definição do gênero a fatores externos à musicalidade propriamente dita, como o estilo dos integrantes, os instrumentos, a postura feliz. O estilo musical tem de ser o mais aberto e flexível possível para se moldar às exigências da industria, mas essa flexibilidade é o principal fator que determina o fim do movimento, quando o modismo chega ao fim. Pois é um tipo de musica com identidade interna frágil. Outros estilos “acabaram” pelos mesmos motivos, como o rock n’ roll, que sempre teve na atitude sua marca distintiva. Por outro lado as variações possíveis são muitas, e quando escapam das necessidades mercadológicas imediatas podem render frutos interessantes, como o já mencionado retorno ao pagode mais tradicional, ou a presença desse gênero em outros estilos, como na Black music de bandas como Farofa Carioca.

3 comentários:

  1. Gostaria que vc fizesse justiça ao samba de Santos, pois não temos somente o grupo Karametade que possa responder pela importância da nossa cidade nesse movimento. Antes deles e com muito mais representatividade no meio e no movimento, temos o Grupo Tempero que foi o pioneiro da Baixada e fez sucesso por todo o Brasil com músicas até hoje executadas com muita intensidade, principalmente em rádios das grandes capitas, tais como a rádio Trasncontinental - SP e a 98 FM no Rio de Janeiro, só pra citar algumas. Ademais o Grupo tras em sua bagagem sucessos como, Me bota no colo, Sexo Falado, Vem amar e Vida de Amante dento de sua razoável discogravia que já passa de 6 cd's que até hoje permanecem no cancioneiro popular, provando uma aceitação para além dos modismos sazonais. Enfim, penso que ainda haja tempo para uma retratação no seu site o que, na verdade soaria muito mais para uma justiça do que quaisquer outras coisas. Grato.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que vc fizesse justiça ao samba de Santos, pois não temos somente o grupo Karametade que possa responder pela importância da nossa cidade nesse movimento. Antes deles e com muito mais representatividade no meio e no movimento, temos o Grupo Tempero que foi o pioneiro da Baixada e fez sucesso por todo o Brasil com músicas até hoje executadas com muita intensidade, principalmente em rádios das grandes capitas, tais como a rádio Trasncontinental - SP e a 98 FM no Rio de Janeiro, só pra citar algumas. Ademais o Grupo tras em sua bagagem sucessos como, Me bota no colo, Sexo Falado, Vem amar e Vida de Amante dento de sua razoável discogravia que já passa de 6 cd's que até hoje permanecem no cancioneiro popular, provando uma aceitação para além dos modismos sazonais. Enfim, penso que ainda haja tempo para uma retratação no seu site o que, na verdade soaria muito mais para uma justiça do que quaisquer outras coisas. Grato.

    ResponderExcluir
  3. EDUARD - comentando! =)

    adorei a postagem, mas o postador do blog se enganou e feio, o grupo mais bem sucedido de todos os tempos é raça negra, vendeu 33 milhões... e tem mais de 10 musicas de sucesso, com um samba/pagode romantico, muito gostoso de se ouvir, deixa sbp e cia, para traz, não desmerecendo ninguem, mas RAÇA NEGRA È RAÇA NEGRA! o grupo que abriu as portas para os outros grupos, quebrou o preconceito do samba na época, e que até hoje está na estrada, eu tenho 15 anos de idade, e adoro raça negra, spc, negritude, não gosto do exaltasamba, mas como a moda mudou... mudando ou não, e comprovado totalmente no livro dos recordes, nos sucessos e em suas musicas! raça negra é o mais bem sucedido grupo de samba/pagode de todos os tempos! fato!

    ResponderExcluir