quarta-feira, 18 de junho de 2008

Vamos falar de Pagode II

Primeira Geração Pagodeira:
CRAVO E CANELA


Lá vem o negão (não achei o audio, mas voces se lembram dela, não?)
Essa música pode ser considerada como uma espécie de marco zero do pagode. Apesar do grupo que a cantava haver desaparecido, e já existirem grupos tocando e emplacando sucessos, ela inaugurou, salvo engano, junto com Marrom Bombom, a onda dos hiper mega sucessos pagodeiros que duram alguns meses para dar lugar a outro hiper sucesso. Só tocava lá vem o negão nas rádios, o tempo todo, e depois nada, o silêncio. Inclusive a banda desapareceu. Faz parte da primeira geração pagodeira, encabeçada por Raça Negra e Grupo Raça.

RAÇA NEGRA


É tarde demais
http://www.4shared.com/file/40809139/17d8c038/raa_negra_-__tarde_demais.html?s=1

Paulistas. Eis os verdadeiros culpados. Com eles o pagode abandona definitivamente o batuque e se aproxima do pop romântico, com estrondoso sucesso. Nas canções compostas pelo grupo pouco se reconhece de samba, e muito de José Augusto, Fábio Junior e Roberto Carlos. Esse aliás, é uma influência declarada (Ciúmes de você). Não a toa, no primeiro disco dos caras, tem tanto É o amor como Desculpa mas eu vou chorar. E quem não se lembra que os caras pagodearam Legião Urbana (Será) e Cazuza (Pro dia nascer feliz)? Só que aqui a coisa parece ainda um pouco simples, com arranjos basicamente sustentados por teclado e harmonias pobres, mais ou menos no esquema do brega atual. Mais tarde, com o sucesso do gênero, os arranjos serão melhor elaborados, as harmonias tornadas mais complexas. Mas o sentido inicial, especialmente o da melodia, não será alterado em essência. E quem daquela época não passou pelo menos um dia inteiro maldizendo o “que pena amor” que insistia em grudar na cabeça. Pode-se reclamar de tudo, menos de sua eficiência. Aliás, essa música está no Guinness, como a mais executada em um único dia no mundo.

GRUPO RAÇA

Seja mais vocêhttp://www.4shared.com/file/50085691/bcfcc08f/Grupo_Raca_-_Seja_Mais_Voce.html?dirPwdVerified=5930c431

Carioca. Diferente do Raça Negra, que de negro só tem o nome e a melanina, o Grupo Raça guardava um pé na batucada, mantendo em muitas músicas o estilo de samba de roda, à moda de Arlindo Cruz, inclusive com muitos cantos coletivos. Pode-se dizer que o grupo marcava uma transição entre o samba feito nos anos 70 e 80 e o que ele se tornou depois com os seguidores de Raça Negra. Pois o lado romântico encabeçado pelas composições de Délcio Luiz também está muito presente, com muitos sucessos emplacados. Gosto particularmente dessa música e de sua estrutura que caminha num crescendo até culminar no refrão, seu arranjo de choro, o canto suave de Délcio Luis.

Segunda Geração: O pagode romântico cria forma definitiva

EXALTASAMBA

Telegrama
Dez a um
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Paulista. O Exaltasamba é talvez o grupo com a sonoridade mais característica do movimento. É possível reconhecer o samba ainda, de longe, em alguns instrumentos, numa certa curva melódica e em alguns escassos e nem sempre felizes partidos. Mas o clima do grupo já é total da nova moda, com o predomínio absoluto de canções românticas que tanto poderiam ser sertanejas, pagode ou MPB, e que seguem a mesma estrutura. O estilo boy band com um vocalista bonitinho também não falta ao grupo, assim como um número muito grande de sucessos que em sua grande maioria tem poucas chances de resistir ao tempo. Marca dessa nova geração também é o maior cuidado nos arranjos e nas músicas em comparação com o início (eu me lembro de uma música do Exalta que mudava quatro vezes de tom) e a grande relevância que assume a seção harmônica, em detrimento da percussão. Por isso também em geral no estúdio os grupos eram mais interessantes e ao vivo se limitavam a reproduzir os esquemas do estúdio com a máxima fidelidade. Mas o exalta é um grupo bastante competente que mantém ainda certo interesse pelo meio do samba e tem um vocalista excelente (Péricles), e algumas de suas composições são boas, especialmente as que escapam ao esquema José Augusto ou que o realizam com bom senso (o caso de Dez a um e de Telegrama). Sua longevidade, sobrevivendo às oscilações de mercado, é prova de seu diferencial. Telegrama é romântica porém agitada, possuindo um cavaco bem marcado, é bem produzida e tem um refrão direto e reto, que funciona bem. Além de ter sido cantada por mim em inúmeras situações, do chuveiro à fila de banco. Já dez a um é o pagode romântico clássico, porém com o capricho que será visto nos discos do Soweto pouco mais tarde, com estrutura mais interessante.
KATINGUELÊ

Cilada http://www.4shared.com/file/25972746/f6819948/katinguele_-_Cilada.html?s=1

Paulista. Que me lembre, salgadinho foi o primeiro grande símbolo sexual do pagode, e ele nem mesmo é bonito – pelo menos não tanto quanto o Alexandre Pires. Isso me lembra outra contribuição do pagode que tem a ver com os movimentos da época, que seja a valorização da imagem do negro (e do pobre por conseqüência), uma coisa até então inédita. O negro passa a se consumir também enquanto imagem, algo que de forma alguma é gratuita ou irrelevante. Musicalmente o Katinguelê não apresenta nenhum diferencial, nem o salgadinho é um grande vocalista, mas a exemplo do Exaltasamba é possível reconhecer ainda algo de samba, especialmente por ser um grupo surgido antes do estouro do pagode romantico. Na verdade, mais do que neste, especialmente nos primeiros discos. Suas batucadas (Ainda resta uma bagagem) apesar de feitos já no esquema pop romântico, são boas. Os arranjos são menos elaborados, os vocais mais descuidados, mas alguns momentos são de interesse, como nessa Cilada que trata de uma prostituta e não tem refrão, seguindo num crescendo que termina em Larauê, com um que de música de cabaré.

SÓ PRA CONTRARIAR

Essa tal Liberdade, http://www.4shared.com/file/42937497/f7f80831/So_Pra_Contrariar_-_Essa_Tal_Liberdade.html?s=1
Depois do Prazer http://www.4shared.com/file/27210893/e0088876/S_Pra_Contrariar_-_Depois_do_Prazer_-_Edy.html?s=1
Minha Metadehttp://www.4shared.com/file/39311189/f962a4a5/SPC_-_Minha_Metade.html?s=1

Mineiro. Enfim eles. O grupo de pagode mais bem sucedido de todos os tempos coloca um dilema para o ouvinte, pois definitivamente se torna um sucesso estrondoso na medida em que afasta do batuque e se torna exclusivamente romântico. O som feito por Alexandre Pires e companhia não se distingue musicalmente das gravações do Daniel ou do Leonardo. Ou seja, já não é mais pagode, ou então o pagode é exatamente isso. Em todo caso, um impasse se coloca quando o grupo aposenta de vez o cavaco e troca pelo violão, e a percussão pelas congas. De fato o grupo percebeu bem que o pagode não era samba, mas música pop, e se aproveitou da brecha. Claro que lentamente. Domingo ainda parece um pagode estilo Conselho de Almir Guineto, ou Insensato Destino. Que se Chama Amor e Meu Jeito de Ser ainda tem algo de Raça Negra. Mas os sucessos absolutos Essa Tal Liberdade e Depois do Prazer poderiam ser facilmente gravadas por Leonardo, ou Peninha. Aliás, Mineirinho não é forró forçado no samba? Enfim, a fórmula funcionou, muito por conta do carisma e voz (que evoluiu bastante tecnicamente ao longo do tempo e é bonita pra porra) de Alexandre Pires, mas a dissolução do gênero que lhe amplia os horizontes também é responsável por seu fim, por não ter já onde se sustentar. Significativamente o grupo hoje, já sem Alexandre Pires, voltou para o estilo samba de mesa que consagrou o Revelação, abandonado o pop romântico seguido pelo cantor.

SENSAÇÃO


Preciso desse mel
http://www.4shared.com/file/41271583/6388841c/Grupo_Sensao_-_Preciso_Desse_Mel.html?s=1
Demorô\ Sacode\ Já é madrugada\ Na palma da mão
http://www.4shared.com/file/27365891/40a416dd/Sensao_04_Demor_-_Sacode_-_J__Alvorada.html?dirPwdVerified=819d5b73


Paulista. Perto de outros grupos de muito sucesso, o Sensação parece meio lado B. Na verdade, ele participa de uma outra classificação, a dos grupos de pagode sem vocal bonitinho. Mas o Marquinhos segura muito bem com seu timbre que alcança longe e o grupo tem o Carica (além de uma cozinha respeitável e a relação do grupo com escolas de samba), principal responsável pelo Sensação ser o grupo de pagode romântico com os melhores partidos, ganhando de longe de outros da época. Daí as apresentações ao vivo do grupo serem melhores que a média para quem gosta de batuque, e algumas músicas românticas como Um dia soarem muito mais “tradicional”. Mas o grupo também conseguiu emplacar vários sucessos românticos com Preciso desse mel, que eu adoro. Gosto do arranjo simples, gosto do teclado, gosto da cadência diferente, da interpretação do Marquinhos jogando com o coral. A outra música é um medley de partidos que funciona muito bem em qualquer roda de samba.

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