quarta-feira, 18 de junho de 2008

Vamos falar de pagode I



Já disse aqui em outro momento que eu sou pagodeiro. Cresci ouvindo o ritmo, na sua versão anos 80, quando os ícones do gênero eram Leci Brandão, Eliana de Lima, Beth Carvalho, Marquinhos Satã, Royce do Cavaco, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Pedrinho da Flor, Neguinho da Beija Flor... e os meios de comunicação eram dominados pela onda pop rock. Depois, quando o pagode passou a dominar a industria musical, participei de um conjunto onde tocava teclado, e hoje em dia continuo no movimento fazendo umas rodas como percussionista. O pagode faz parte da minha vida, assim como o gosto por fazer listas, portanto nada mais justo que fazer uma pequena seleção. Como sempre acontece, os critérios serão os mais variados e explicados pelos comentários na medida do possível.
Apenas uma questão conceitual antes de passar pros finalmente. No meio do samba existe uma confusão bem grande entre os termos pagode e samba. Na maior parte das vezes pagode é usado de forma perjorativa, como um estilo de música comercial de baixa qualidade em contraposição ao samba, mais genuíno. Para alguns, o samba verdadeiro (ou como dizem, de raiz, como se falassem de mandioca ao invés de música) é aquele que se liga a seus primórdios, então feito por compositores como Sinhô, Donga, Ismael Silva, ou por aqueles compositores ligados ao morro ou que tem sua vida intimamente relacionada ao samba, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Monarco, e outros. Para outros, mais jovens, o samba autêntico é aquele feito pela nova turma surgida em Cacique de Ramos nos anos 70, samba de mesa, que se contrapõe ao pagode dos anos 90 feito por garotinhos bonitinhos e sem conteúdo. Entretanto, se pensado historicamente, é muito difícil falar que Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Cia são o que há de mais autêntico ou tradicional, pois o que marca sua entrada no mundo do samba é justamente seu caráter de novidade e inovação (o FDQ foi uma bomba lançada por Beth Carvalho), tanto na estrutura da roda de samba (todo mundo sabe dos novos instrumentos criados pelo grupo) quanto na questão musical propriamente dita, com novas formas de dizer, linhas melódicas e harmônicas diferentes. Essa turma cria o novo gênero que será denominado pagode, e que será modificado posteriormente ao se aproximar cada vez mais do gênero pop romântico. Pode-se talvez falar em um pagode mais genuíno, mas a sonoridade criada por esses grupos se afasta completamente do que anteriormente se denominava samba, assim como o estilo novo criado por Ismael Silva e a turma do Estácio já foge muito do samba amaxixado de um Sinhô.
Mas também é difícil falar em autenticidade nos primórdios do samba, quando este ainda estava criando suas características, ora se aproximando do Lundu, ora do maxixe, ora de ritmos afro. O que se constata na maior parte dos casos é uma tentativa de delimitar territórios, assim como fazem os roqueiros que definem um metal mais verdadeiro (kkkk) ou os membros da elite que definem a MPB como o que há de melhor na nossa música. Tais divisões dizem muito mais respeito a preconceitos, tentativas arrogantes de engrandecimento e formas de dominação dos ouvintes que sobre a estrutura musical propriamente dita, embora reflitam diferenças efetivamente existentes. No fim das contas, é o velho problema já levantado por Caetano – nosso maior intelectual. Criam-se divisões pejorativas que desobrigam os ouvintes a justificar suas opiniões desfavoráveis, alivio duplamente festejado porque a grande maioria dessas pessoas não sabe de fato ouvir fora dessas divisões mercadológica. Isso faz com que uma música gravada por Caetano seja considerada linda, e a mesma música executada pelo Peninha tida como brega e de mal gosto.
Mas o pagode a que me refiro é aquele dos grupos que estouraram nos anos 90 e entupiram as rádios com canções chorosas e extremamente bregas. Tem gente que detesta. Pra mim, o gênero não é pior do que inúmeros outros estilos comerciais, e seu problema mais evidente está em sua superexposição (quando só os pagodeiros ocupavam as rádios e a TV). Fora isso, não é um estilo pior que o sertanejo, o brega, a MPB, o rock, o forró, o axé, e possui como em todos os estilos momentos melhores e piores. Assim como Chitãozinho e Xororó perto do KLB ou de Bruno e Marrone são gênios, Exaltasamba perto dos Travessos é samba raiz. A característica mais marcante do estilo está em seu afastamento cada vez maior de suas origens no samba e a aproximação com o pop romântico, o que no fim das contas foi responsável por seu fim. Hoje o mercado pagodeiro – que tem um público muito fiel - se volta novamente para a batucada, nos moldes do Fundo de Quintal.
Eis agora alguns pagodes e grupos que fizeram parte da minha vida, e que vou carregar ainda por um bom tempo comigo (o que com certeza acontecerá com muito mais gente). Aproveito pra fazer um histórico do movimento, até onde eu me recordo.

Alguns antecedentes imediatos (e que embarcaram na onda):
FUNDO DE QUINTAL

Seja sambista tambémhttp://www.4shared.com/file/45956467/823bb8b5/14_SEJA_SAMBISTA_TAMBEM.html?s=1
Não quero começar a colocar esses pagodeiros velha guarda senão haja espaço para Ivone Lara, João Nogueira, Geraldo Filme, etc. Mas os principais responsáveis pelo nascimento do pagode não poderiam faltar. Por isso entram na lista com muito estilo, com esse que é um dos maiores hinos de amor ao samba, um pagode simplesmente maravilhoso. Conduzido por um violão sete cordas que dá o sentido da canção, inclusive a mudança de clima no meio, e com letras e melodias inspiradas, esse é um dos melhores exemplos de como pagode não é sinônimo de baixa qualidade.

JORGE ARAGÃO

Enredo do meu sambahttp://www.4shared.com/file/37050077/317370c/Jorge_Arago_-_Enredo_Do_Meu_Samba__Ao_Vivo_Vol_1_Ao_Vivo_Vol_1.html?s=1
Apesar de ser da geração mais antiga, sendo um dos fundadores do Fundo de Quintal, Jorge Aragão seguiu mais profundamente que seus companheiros o caminho do pagode romântico. E apesar de seus partidos de primeira linha (Vou festejar é simplesmente brilhante) ele mesmo se define como compositor romântico. Evidentemente que a riqueza de suas harmonias e letras aliados a beleza de suas melodias o colocam muitos degraus acima da média dos pagodeiros, mas isso não o coloca acima do estilo (como se fosse contagioso), e sim faz dele um excelente representante. Em todo caso, sempre será mais romântico que Zeca Pagodinho, Almir Guineto ou Bezerra da Silva, ocupando um meio termo entre esses caras e grupos como Exaltasamba e Katinguelê. Essa música em particular merece estar entre os grandes clássicos da canção brasileira, pela relação metafórica entre a condição do romance vivido pelo sujeito e um desfile de escola de samba. Simplesmente magistral, lindíssima e muito rica. Composição de um grande pagodeiro.

5 comentários:

  1. voce nao me sai das lembrancas por mais que eu proucuro esquecer nao consigo foram marcantes de mais os bons momentos que passei contigo de repente voce resolvel que era melhor a gente se separar que estava cansada de tudo e por outros caminhos queria passar mais voce voce nao percebeu que era sincerio e bonito o amor entre voce e eu ...

    ResponderExcluir
  2. mandei a letra da musica voçes pode me dizer quem e o artista e qual e o nome da musica. eu sei que esta musica tocava muito na decada de 90 e um samba ou pagode

    ResponderExcluir
  3. dunga "coisa louca"
    queria muito baixar esse pagode dos anos 90,mas ñ há encontro em site algum.
    vc poderia me ajudar
    obrigado bjs

    ResponderExcluir
  4. dunga "coisa louca"
    gostaria de baixar essa musica gratuita ,mas ñ encontro nenhum site
    vc pode me ajudar
    obrigado bjs

    ResponderExcluir
  5. Alguém achou também quero o nome do cantor ou da música


    voce nao me sai das lembrancas por mais que eu proucuro esquecer nao consigo foram marcantes de mais os bons momentos que passei contigo de repente voce resolvel que era melhor a gente se separar que estava cansada de tudo e por outros caminhos queria passar mais voce voce nao percebeu que era sincerio e bonito o amor entre voce e eu

    ResponderExcluir