domingo, 12 de agosto de 2007

Clara Nunes

Tamo ae de volta postando discos depois de um tempo de ressaca. Como presente dois discos dessa força da natureza que foi Clara Nunes.
Acabei de baixar a discografia completa dela e até agora consegui ouvir pouco mais da metade. Posso afirmar com segurança que ainda não consegui encontrar nenhum disco dela que fosse ruim. É claro que tem uns que são mais felizes que outros - especialmente na escolha do repertório, porque a interpretação dela é sempre impecável - mas mesmo estes não podem ser considerados ruins, fazendo parte com certeza da lista de bons discos de samba (ou MPB) já produzidos. Em especial a partir dos anos 70, quando ela encontra seu estilo próprio e pode atuar com maior liberdade (graças ao sucesso nas vendas dos discos, que fez com que os produtores procurassem investir em mulheres sambistas, algo até então raro).
Aqui vou colocar uma sequência que é de arrepiar, o disco Alvorecer, de 74, que vendeu 400.000 cópias, e o Claridade, de 75, que vendeu 600.000! As cifras são impressionantes, mas não tanto quanto esses discaços.

ALVORECER

Esse primeiro pode-se dizer que marca o período de transição de Clara, daquele estilo mais pesado tipo Dalva de Oliveira para o seu próprio. Ainda tem algumas músicas com orquestrações pesadas, mas a isso mescla-se samba enredo, batucada de terreiro, samba enredo, Bossa Nova, samba rock e uma releitura magistral de Gonzagão. Os arranjos desse disco são um caso a parte, belíssimos. Tanto que vale a pena saber o nome dos orquestradores e arranjadores. Maestro Gaya, Orlando Silveira (acordeon), Carlos Monteiro de Souza, João Donato (aquele) e Hélio Delmiro (que entre outras coisas gravou com Sarah Vaughan e os violões do clássico Elis e Tom). Entre as clássicas estão Samba da volta (Toquinho e Vinicius), Meu sapato já furou (Elton Medeiros), O que que a baiana tem (Caymmi), Conto de areia(Romildo Bastos), Esse meu cantar (João Nogueira) e Sindorerê (candeia)

DOWNLOAD: http://rapidshare.de/files/35915764/1974_Alvorecer.rar



CLARIDADE


Esse é talvez o disco mais famoso de Clara. Aqui ela está mais sambista do que nunca, mas uma sambista das antigas, em que há lugar pra valsa e samba sincopado. Nesse discos as orquestrações estão mais leves, cedendo lugar pra batucada. Mas a versatilidade da menina continua, passando por partido, samba canção, samba enredo, religiosidade afro, etc. O disco todo é um destaque, mas só pra citar algumas fico com O mar serenou (Candeia), Sofrimento de quem ama (Alberto Lonato), A Deusa dos Orixãs (Tomildo), Bafo de Boca (joão Nogueira), Juízo Final (Nelson Cavaquinho). O disco ainda termina com Portela e Mangueira, representado pelos bambas absoulutos Monarco e Cartola.
Enfim, ambos são obras indispensáveis em qualquer discografia.

DOWNLOAD: http://rapidshare.com/files/2875354/1975_Claridade.rar


Ouvindo: Alceu Valença - Cavalo de pau (só as clássicas do pop regional, bem anos 80) e Cidadão Instigado - O método tufo de experiências (instigante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário