quinta-feira, 14 de junho de 2007

Dois discos da cena Udigrudi pernambucana

Alceu Valença e Geraldo Azevedo
Quadrafônico [1972]



Eu conheci a cena psicodelica pernambucana - de onde sairam Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Zé Ramalho, Lula Cortês, e outros - a pouco tempo pela internet, e estou tendo agradáveis surpresas, como estes dois discos que posto aqui pra vocês roubarem... O primeiro é esse do Alceu valença com Geraldo Azevedo que é bom pra cacete... seguindo a tendência psicodélica que tomava conta do Brasil na época, o disco mistura diversos elementos: o rock psicodélico mais tradicional, a linha hippie mais acústica – tipo Simon & Garfunkel, o regionalismo pop próprio do Alceu, algumas sinfonias pop estilo tropicália, o rock regional estilo Raul... Eu particularmente acho a música novena uma obra prima, sendo aqui maravilhosamente executada pelo Geraldo. Enfim, um excelente disco.

download Alceu valença & Geraldo Azevedo [1972]

Zé Ramalho e Lula Cortês
Paêbiru - [1974]




O segundo disco é uma obra única dentro da música brasileira, resultado do encontro de Zé Ramalho - que já tinha participado do disco/experiência ‘Marconi Notaro no sub reino dos metozoários’, uma obra bastante boa, mas sem conseguir atingir o nível de experimentalismo desse aqui - com o guia espiritual do movimento udigrudi pernambucano Lula Cortês, então dividido entre o desenho e seu tricórdio. Ao mesmo tempo em que é uma obra psicodélica até o pescoço, a parte mais mística – oriental se afasta por um momento da fórmula psicodélica clássica – guitarra, bateria, órgão, mudanças de intensidade –e produz uma experiência bastante singular. O disco é dividido em quatro partes – terra, ar, fogo e agua – e sua estrutura é bem perceptível musicalmente. A primeira música tem 13 minutos e se divide em três partes.. um mantra inicial, passando por um canto ritual para chegar em uma música com o tal tricórdio (o som lembra uma cítara). Até a música 6, final da parte ar (a terra foram as duas primeiras) a sonoridade lembra mais ragas orientais que rock psicodélico, caminhando aos poucos para esse estilo. A partir de então (o fogo) vem a psicodelia no melhor estilo The Doors – em alguns momentos até mais feliz que estes – para em seguida terminar o disco com uma pegada mais regional, com toques de violeiro nordestino e psicodelia. Mais do que um disco, Paêbiru é um ritual, muito mais interessante que o bando de papagaida que se fazia por aí em nome da expansão da consciência, mas que na verdade se tratava de uma embromação musical de fórmulas esteriotipadas, com as devidas exceções conhecidas por todos ... Vale muito a pena... isso sem contar que é o vinil mais valioso do Brasil e, portanto, já é bom sem que se ouça.

download Zé Ramalho e Lula Côrtes - Paebirú [1975]

PS: Abaixo a ocupação da reitoria! Eu quero mais é receber minha bolsa... não importa se é estratégia da reitoria pra desmobilização.. comigo funcionou.. saiam já daí e vão tomar um banho! Senão vou cagüetar todo mundo pra Suely e pros home!

Um comentário:

  1. The Album of Alceu Valença & Geraldo Azevedo is awesome! Never heard of them before. Thanks for this one and nice regards from Germnay.

    ResponderExcluir