tag:blogger.com,1999:blog-6817253731675827221.post2566911379679034552..comments2023-10-30T11:02:10.893-07:00Comments on Melhor escapar fedendo do que morrer cheiroso: UM OLHAR SOBRE “SEGURA O TCHAN”, DO GRUPO É O TCHAN (1 de 3).Unknownnoreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-6817253731675827221.post-27274438702229417072014-06-09T16:32:59.136-07:002014-06-09T16:32:59.136-07:00É o Tchan é um samba de roda irado!
Pega as música...É o Tchan é um samba de roda irado!<br />Pega as músicas não-comerciais. Tem uma pegada massa, ng fica parado e conta um pouco da cultura de rya.<br />ChoraBreno Volpinihttps://www.blogger.com/profile/11580508095836233441noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6817253731675827221.post-13732019285446972452010-02-15T09:56:45.893-08:002010-02-15T09:56:45.893-08:00Muito interessante o que você fez, usando a semiót...Muito interessante o que você fez, usando a semiótica da canção pra analisar esse material mais popular, não pertencente a "MPB erudita" dos grandes medalhões da música brasileira. Vibrei de alegria por ler o seu artigo, visto que fiz o mesmo na minha conclusão de curso de jornalismo, só que o objeto de análise era a música sertaneja de Chitãozinho e Xororó. Depois se quiser te mando o texto. <br />Aproveito pra dizer que coloquei seu blog na minha lista de indicação de leitura no www.etcjazz.blogspot.com. Abraço.Murilohttps://www.blogger.com/profile/07226713416872447592noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6817253731675827221.post-69251717250965395502010-01-21T05:35:52.292-08:002010-01-21T05:35:52.292-08:00Muito interessante, a análise. De fato é preciso c...Muito interessante, a análise. De fato é preciso combater certo ponto de vista esquerdóide que vê nas gravações de Tereza Cristina e Mônica Salmaso manifestações "autênticas" e chama de "degradação" ou "barbárie" músicas como "segure o Tchan". Você já tinha escrito sobre isso e agora o provou de modo analítico. A polêmica a análise levanta denuncia o quanto o argumento esquerdóide de que falei vem carregado de preconceito elitista. Vide o caso do nosso amigo aí embaixo, que transcreve trechos do seu texto e confessa sua própria cegueira. Enfim, concordo em quase tudo. Minha crítica é que às vezes você compara a situação atual com situações anteriores, dizendo que o funk é rechaçado hoje do mesmo modo que o samba do morro era na década de 30. Nesse ponto acho que você se equivoca pois, salvo engano (não é finta, realmente posso estar equivocado), assume uma postura "tropicalista" tardia. Quer dizer, se a utopia sexual evocada por "É o tchan" é muito mais autêntica e popular do que os trinados esterelizados de mônica Salmaso (embora ele não use trinados, você entende o que quero dizer), essa apropriação mercadológica é muito mais terrível no segundo caso, não concorda? A não ser que a proposta seja resgatar utopias desse tipo. Se o caso for esse, mesmo achando que se trata de um projeto fadado ao fracasso, não quero perder a festa de jeito nenhum!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6817253731675827221.post-55424459605900830412010-01-14T17:11:23.061-08:002010-01-14T17:11:23.061-08:00Não pode ser um texto sério, meu Deus:
"A at...Não pode ser um texto sério, meu Deus:<br /><br />"A atonização da letra conduz a um ganho polissêmico que se apresenta a cada verso, recolocando a coerência inicialmente perdida (em nome de uma organicidade maior) em outro plano, uma coerência de segunda ordem, devido à abertura de significados que não se dispersam por conta da forte organicidade melódica, que além disso será integralmente recuperado pela força do refrão" (Como se refutar um treco desses????????)<br /><br />"Pobreza rítmica: para essa crítica encontramos apenas duas explicações; ou se trata de uma brincadeira qualquer, ou parte de incompreensão profunda, pois o grande trunfo de “Segura o tchan” e de todo o axé, em torno do qual essas canções se organizam estruturalmente é a complexidade rítmica. Qualquer melodia canhestra de Axé é ritmicamente mais interessante do que uma sinfonia."<br /><br />Interessante MESMO é não notar que o refrão "Segura o tchan, amarra o tchan", é ritmicamente idêntico à abertura da 5ª Sinfonia de Beethoven: "tchan-tchan-tchan-TCHAN - tchan-tchan-tchan-TCHAN", simplesmente acelerada. Não dá para acreditar que alguém ache que "O Tchan" é ritmicamente mais complexa que qualquer sinfonia quando não nota que há duzentos anos, pelo menos, esse ritmo já deixou de ser novidade... Além do mais, obviamente desconhece totalmente a música do século XX e suas complexidades rítmicas...<br /><br />"(...) defenderemos aqui que a conjunção dessas duas pobrezas (melódica e lingüística) se convertem em riqueza a partir da relação que estabelecem. O pressuposto para essa guinada valorativa está em que a análise de qualquer canção deve partir da noção de que letra e melodia formam uma estrutura complexa, que perde muito ao ser tomada isoladamente."<br /><br />Essa constatação de que a análise deve tomar letra e melodia conjuntamente é pelo menos tão velha (na música ocidental) quanto o Canto Gregoriano, e ,obviamente, se se tomar por "riqueza" apenas a suposta adequação (segundo o blogueiro) de duas pobrezas que se complementam, talvez eu esteja prestes a realizar uma das maiores obras de arte de todos os tempos: uma tela em branco com o título "Não quero expressar nada"... quer uma complementaridade mais perfeita entre forma e conteúdo?????<br /><br />Enfim, não dá para perder tempo tentando refutar um texto desse... É mais ou menos como refutar o criacionismo, ao se discutir com alguém que acredita nisso...<br /><br />A "tese" desse bisonho-médio me parece Calviniana (relativo ao Calvin de "Calvin and Hobbes", é claro) demais para merecer mais que algumas risadas...Rindo até não poder maisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6817253731675827221.post-6534313792875539902010-01-12T06:33:38.735-08:002010-01-12T06:33:38.735-08:00pois é, voce disse tudo isso e a sheila que é bom,...pois é, voce disse tudo isso e a sheila que é bom, nada.<br />Naquele clipe Sheila Carvalho ainda não tinha sido eleita pelo domingão do faustão a nova morena do Tchan. Que aparece no vídeo é Débora e Carla. De dançarina você não entende nada.Anonymousnoreply@blogger.com